Linux
- Bruno Andrade
- 13 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
O que é Linux
Linux é o sistema operacional mais usado do mundo, você pode estar pensando, mas o sistema operacional mais utilizado do mundo não é o windows, hum se a pergunta for para desktop doméstico a resposta é sim, mas você hoje muito provavelmente tem um celular android, o android é um sistema operacional desenvolvido pela google, e também a maioria de servidores de internet usam linux, além de varias empresas também, fora os desktops domésticos ele muito provável é o sistema operacional mais usado no mundo.
Kernel

Kernel é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto do kernel e demais programas responsáveis por interagir com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do sistema.
Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux.
O que é um sistema operacional open source
Um sistema operacional open source(código aberto) é um sistema onde todos tem acesso ao kernel do sistema, diferente de um sistema de código fechado como por exemplo o windows, que não se sabe o que tem no kernel dele, bom nessa hora você pode pensar, mas se todos tem acesso a kernel não seria mais fácil, alguém alterar o código dele para que ele possa ser invadido, por exemplo colocar uma backdoor no sistema para uma posterior invasão.
Nessa hora vem o interessante do linux que por ele ser um sistema open source(código aberto), todos tem acesso ao código logo fica mais difícil colocar uma backdoor nele, ou qualquer pedaço de código malicioso nele, como todo mundo tem acesso ao kernel, são muitas pessoas envolvidas no trabalho, fica difícil esconder uma fração de código fechado ou malicioso dentro dele sem que ninguém perceba, tornando ele mais estável em relação a outros sistemas fechados e também mais seguro.
Uma outra coisa importância a ressaltar é não é importante o a quantidade de bugs que o S.O. tem mas sim a velocidade com que eles são corrigidos.
O linux tem umas coisas muito extremas para comparar por exemplo foi descoberta uma falha de kernel pelas 10:00 da manhã e as 18:00 já tinha uma atualização para todos os sistemas.
Teve uma falha do bash descoberta um dia e no outro já estava corrigida.
Comments